O QUE PREPARAR PARA A CEIA DE NATAL

Estamos apenas a alguns dias do Natal, e agora que começamos nos preparar para receber a família e amigos para a ceia de natal. O que fazer para este ano ?! Não tem como deixar de cair no tradicional, toda ceia de natal tem que ter, peru, chester, tender, cerejas, uvas, frutas cristalizadas, castanhas, rabanada, panetone e biscoitos de natal. Porém tem como deixar sua ceia mais sofisticada, com as mesmas comidas típicas de natal.

Segue a baixo minhas dicas para uma ceia de natal tradicional com um toque de sofisticação.

Primeiramente para receber os convidados neste natal, a dica é montar uma mesa de queijos e frutas secas, que serviria como um “aperitivo” antes da ceia, ja que esta será servida mais tarde.

Para a mesa do aperitivo de queijos e frutas secas:

*Queijos – Brie/ Gorgonzola/ Roqueford/ Duch (Holandes) – A dica é deixar os queijos inteiros e cada uma pega o seu pedaço. No caso do queijo brie, faço diferente. Pegue o queijo brie, leve o micro-ondas por aproximadamente 30 segundos, ou até que ele fique levemente aquecido, sem derreter. Em seguida coloque geléia de damasco em cima e sirva, junto com as frutas secas e os outros queijos. Acompanhamento de torradas finas e crocantes.

Queijo Brie com geléia de damasco

*Frutas seca: uva passa (branca e vermelha), ameixa, figo, damasco e tamara.

*Frutas fresca: uvas, ameixa, pessego e cereja.

*Mix de castanhas – Castanha do pará, castanha de caju, amendoim, avelã, nozes, e uma que eu mais gosto e só encontro nesta época do ano a castanha portuguesa. Para fazer a castanha portuguesa é simples, coloque a castanha na panela de pressão e cubra com agua, deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, ou até que amoleça. Retire a castanha portuguesa, seque a agua, espere esfriar e sirva.

Castanha portuguesa que eu amo

*Acompanhamentos – Salames e Presunto parma/ Torradas crocante.

Para servir na ceia de natal:

Na mesa da ceia de natal, não pode faltar um delicioso peru, tender, chester, farofa de banana ou de maça com canela, arroz com castanhas ou um risoto de pera com nozes, cuscus (…)

*Salada com váriados tipos de folhas, bem leve para o nosso calor.

*Lombo recheado de natal

*Pernil assado com batata doce.

*Peru de natal – Hoje podemos encomendar o Peru para a ceia de natal, e ele vem assado e prontinho para ser servido, ou então temos a opção de comprar ja temperado e assa-lo no dia. Fica a critério de cada um.

*Chester – é o que eu mais gosto de comer quando chega essa época do natal, tem um sabor mais leve e é simplesmente delicoso.

*Tender – é uma das carnes preferidas do natal, é pouco defumada, parecida com um presunto.

*Arroz branco com castanhas

*Risoto de pera com nozes

*Cuscuz marroquino

*Farofa de banana com passas ou maça com passas, para acompanhar as carnes.


 

Por fim a sobremesa, que podem ser servidos diversos tipos de Panetones (preferencia para os italianos, o sabor é incrivel), docinhos de avelã, bolo de natal.

*Panetone de fruta cristalizada e de chocolate.

 

*Docinhos de avelã

*Bolo de natal

 Espero que gostem !! Feliz natal a todos !!

Postado por: | Arquivado em: Uncategorized |

1 Amou

Deixe seu comentário